Surgida em 1940, mas conhecida por ser destaque da moda dos anos 2000, a calça capri voltou com tudo. Versátil, estilosa e confortável, a peça possibilita diversas combinações para todas as ocasiões
A calça capri garante versatilidade e estilo em um só look – (crédito: Reprodução/ Pinterest)
O retorno da estética dos anos 2000 está em alta e, por isso, símbolos da moda dessa época têm ganhado destaque. Seguindo a volta das calças de cintura baixa e as calças cargos, o modelo capri não poderia ficar de fora. Transitando entre ambientes de trabalho até ocasiões despojadas, a peça voltou a dominar passarelas, celebridades e o cotidiano da moda.
Longa demais para uma bermuda, porém mais curta que as calças tradicionais, a capri tem um comprimento entre o joelho e a canela. Apesar de ser um dos símbolos da moda dos anos 2000, o modelo foi inventado originalmente em 1948, pela estilista alemã Sonja de Lennart.
Segundo a designer de moda Sarah Ribeiro, inspirada na estadia de Lennart na ilha italiana de Capri, a peça surgiu em contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que as mulheres passaram a usar calças masculinas para substituir os homens em seus trabalhos.
“A calça capri foi o primeiro modelo destinado propriamente às mulheres e consiste na peça que estamos habituadas a ver: menos larga e masculina, com o comprimento de barra que fica ali no meio da panturrilha ou entre ela e o tornozelo, e uma fenda para a liberdade dos movimentos”, afirma Sarah.
Muito amada por atrizes de Hollywood como Audrey Hepburn, Grace Kelly e Marilyn Monroe, a peça voltou a conquistar corações. Desta vez, com mudanças sutis, sendo vista em novos tipos de tecido, cores e em comprimentos diferentes — algumas um pouco acima do tornozelo e outras mais curtas, um pouco abaixo do joelho.
Para o stylist e diretor de desfiles Fernando Lackman, a moda vive de resgates, e trazer à tona peças criadas no passado, adaptadas às tendências atuais, virou um fator de marketing para promover vendas. “Elas aparecem novamente mais ajustadas ao corpo e como as roupas de 2024: cheias de personalidade e tecnologia, com estampas digitais.”
Segundo ele, a calça garante conforto, acima de tudo para tempos quentes, e um look despojado para o dia e a noite, a depender das combinações. “Com camisetas oversized e tênis, o look fica moderno; já com blazer, o visual ganha um ar chique, assemelhado ao que tivemos com as bermudas bikers”, declara Fernando.
Por Tainá Hurtado – CB