Levantamento mostra que a reincidência diminuiu 5,2% desde o mesmo mês de 2023
O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgou na 2ª feira (22.abr.2024) que 84% dos consumidores que ficaram negativados em março já haviam aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
O levantamento, realizado com dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), também mostra que houve uma diminuição de 5,2% no número de devedores reincidentes em relação a março de 2023.
Segundo a pesquisa, o universo de devedores reincidentes se divide da seguinte maneira:
57,8% são consumidores que ainda não haviam pago dívidas antigas até março; e
26,2% haviam saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram.
Os outros 16% não tiveram restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.
O presidente da CNDL, José César da Costa, explica que a negativação quase nunca é um evento isolado e tem diversos motivos, como “um eventual esquecimento ou desajuste pontual, mas, com maior frequência, reflete problemas mais sérios, que perduram por tempos”. Ele afirma que, por esse motivo, é comum que uma negativação suceda outras.
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
De março de 2023 a março de 2024, aumentou em 3,4% o número de consumidores que conseguiram quitar suas dívidas em relação ao período anterior. A maioria (21,8%) levou de 1 a 3 anos para efetuar o pagamento.
O Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC mostra quantos consumidores pagaram as dívidas em atraso. O serviço usa as informações de saídas de CPFs de suas bases para fazer a análise. Junto dos dados de reincidência do CNDL, as instituições monitoram a inadimplência no Brasil.