30 EX-PRESIDENTES COBRAM QUE LULA DEFENDA A DEMOCRACIA NA VENEZUELA

Trinta ex-líderes de 13 países cobraram na segunda feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defenda a democracia na Venezuela. Eles pedem que o petista reafirme “seu inquestionável compromisso com a democracia e a liberdade” e faça o regime político prevalecer no país sul-americano vizinho ao Brasil.

As declarações foram dadas em carta divulgada pela Idea (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas). Eis a íntegra (PDF – 96 kB). Para o Itamaraty, o que a carta pede já está sendo feito pelo governo brasileiro em relação à Venezuela, inclusive com o reconhecimento da oposição. No domingo (4.ago), María Corina Machado, uma das principais opositoras de Maduro, agradeceu a Lula por “posições muito firmes” sobre o pleito.

O documento se refere às eleições venezuelanas realizadas em 28 de julho. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), ligado ao governo venezuelano, declarou que Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda) ganhou, mas a oposição contesta o resultado e fala em fraude.

Na carta, os ex-presidentes também dizem que Maduro usurpou a soberania popular “em conluio com os poderes do Estado”, que, segundo eles, estão a serviço e controle do líder venezuelano. Dentre os 30 ex-chefes do Executivo que assinaram a carta estão Mauricio Macri (Argentina), Guillermo Lasso (Equador), Lenin Moreno (Equador), Luis Alberto Lacalle (Uruguai) e Felipe Calderón (México).

Comments (0)
Add Comment