O “Rolé no Morro da Providência” é idealizado pelo guia de turismo e morador local Cosme Felippsen e promete uma imersão histórica, cultural e visual na comunidade que começou a ser ocupada no século XIX
Considerada a primeira favela do Brasil e um marco da resistência e da cultura afro-carioca, o Morro da Providência, na Região Central do Rio, será palco de um passeio guiado neste sábado (11/01). O “Rolé no Morro da Providência”, idealizado pelo guia de turismo e morador local Cosme Felippsen, promete uma imersão histórica, cultural e visual na comunidade que começou a ser ocupada em 1897.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer as origens do Morro, que abrigou, em seus primeiros anos, ex-combatentes da Guerra de Canudos. Inicialmente chamado de “Morro do Livramento”, o local adquiriu o nome atual inspirado, segundo uma das versões, em um rio de mesmo nome na Bahia, próximo ao campo de batalha. Outra narrativa sugere que o nome simboliza os pedidos dos moradores por melhores condições de vida.
Entre os destaques do passeio está o Oratório da Providência, construído em 1901 para marcar a chegada do século XX, além da Ladeira do Livramento, onde nasceu o escritor Machado de Assis, e do único terreiro de candomblé ainda ativo na Pequena África. O trajeto também inclui paradas em mirantes que oferecem vistas deslumbrantes da cidade, além de um bate-papo sobre a origem do termo “favela”.
O passeio terá início às 9h, no Largo São Francisco da Prainha, e se encerrará por volta das 12h30. O investimento é de R$ 89, com almoço incluso (bebidas à parte), e crianças de até 6 anos não pagam. Inscrições podem ser realizadas pelo Sympla, com preços promocionais a partir de R$ 79,90.
Para mais informações, entre em contato pelo número (21) 96772-0021.
Serviço:
“Rolé no Morro da Providência”
• Data: Sábado, 11 de janeiro de 2025
• Horário: 9h às 12h30
• Ponto de encontro: Largo São Francisco da Prainha