1,5 MIL UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SÃO MAPEADAS NA MATA ATLÂNTICA

Estudo da SOS Mata Atlântica encontra 4 vezes mais unidades do que o registrado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação

O Parque Natural Municipal Itaim está localizado dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

Existem pelo menos 1.530 Unidades de Conservação (UCs) municipais distribuídas em 710 municípios na Mata Atlântica, abrangendo uma área de 5,2 milhões de hectares. É o que revela o novo estudo da Fundação SOS Mata Atlântica sobre áreas protegidas no bioma. A pesquisa avaliou 1.257 municípios e combinou dados de levantamentos anteriores, permitindo, pela primeira vez, uma estimativa das UCs municipais nos 3.429 municípios inseridos no bioma.

Os resultados revelam que há quatro vezes mais UCs municipais e uma área aproximadamente três vezes maior do que consta no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) para o bioma.

“A discrepância entre os números ressalta que os dados das UCs municipais da Mata Atlântica ainda permanecem ocultos no cenário nacional, mesmo nos sites das prefeituras. Essa falta de informações pode prejudicar a administração municipal, dificultando processos como licenciamento ambiental e acesso a medidas compensatórias ou financiamento para a gestão ambiental local”, afirma Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da Fundação SOS Mata Atlântica.

Dos 710 municípios que contam com UCs, a maioria (464 municípios, correspondendo a 65% do total) tem uma única área protegida sob sua gerência, enquanto apenas 18 (3% do total) são responsáveis por mais de dez. Entre os estados, Minas Gerais chama atenção em termos de área protegida, com 305 UCs municipais abrangendo 1.891.524 hectares. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem o maior número de UCs identificadas (420), ficando em quarto lugar no que se refere à área de cobertura total (702.938 ha).

Também se destacam Mato Grosso, com a segunda maior área (aproximadamente 1,4 milhão de hectares ocupando 31 UCs), e Paraná, que responde pelo terceiro maior número de UCs (291) e a quarta maior área protegida (401.591 ha). Por outro lado, Sergipe, Paraíba e Alagoas são os estados com os índices mais baixos de área protegida por UCs municipais em relação à área total inserida na Mata Atlântica: menos de 0,1%.

Por: CicloVivo

Comments (0)
Add Comment