O seu canal de Noticias

ALEXANDRE DE MORAES DETERMINA EXTRADIÇÃO DE OSWALDO EUSTÁQUIO E 63 FORAGIDOS DO 8/1 NA ARGENTINA

Ministro atendeu a pedido da PF para extraditar brasileiros investigados por atos golpistas de 2023. Oswaldo Eustáquio está na Espanha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na noite desta terça-feira (15), a extradição de 63 brasileiros foragidos na Argentina, todos investigados por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles. Os indivíduos são alvo da Operação Lesa Pátria, que apura a participação nos atos golpistas em que manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes, depredando as sedes do governo federal, do Congresso Nacional e do próprio STF.

Com base em informações obtidas pela Polícia Federal, que mapeou o paradeiro dos foragidos no país vizinho, o pedido de extradição foi formalizado. Moraes, relator do caso, encaminhou o processo ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado ao Ministério da Justiça. A partir disso, o Ministério das Relações Exteriores será responsável por tratar do assunto com as autoridades argentinas.

Operação Lesa Pátria e os foragidos – Os 63 brasileiros foragidos na Argentina, alvos da extradição, são investigados por sua participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), insatisfeitos com o resultado das eleições, depredaram as sedes dos Três Poderes. De acordo com a investigação da PF, os foragidos deixaram o Brasil pela fronteira, utilizando rotas a pé ou de carro, e buscavam refúgio no governo de Javier Milei, alegando perseguição política.

Há aproximadamente três meses, o governo argentino entregou ao Itamaraty uma lista contendo informações de brasileiros condenados pelos atos golpistas que haviam ingressado em seu território e eram considerados foragidos pela Justiça brasileira.

Extradição de Oswaldo Eustáquio – Além dos 63 brasileiros, Moraes também encaminhou nesta terça-feira um pedido de extradição de Oswaldo Eustáquio, jornalista e blogueiro, que está foragido na Espanha. Eustáquio é acusado de promover e incitar atos antidemocráticos, incluindo manifestações que pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional.

O pedido de extradição, assim como os anteriores, foi encaminhado ao Itamaraty, que iniciará o processo junto ao governo espanhol. Eustáquio, que está há um ano e meio na Espanha, já teve seu nome incluído na lista de procurados da Interpol em 2023, por determinação de Moraes.

Por Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.