ALERJ DÁ CALOTE DE R$ 20 MILHÕES PARA RECONSTRUIR MUSEU NACIONAL
O dinheiro seria transferido para a UFRJ, entidade da qual o Museu Nacional é uma das unidades de ensino. A instituição da área cultural pegou fogo há cinco anos
Uma doação de R$ 20 milhões prometida em 2019 pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e não paga atrapalha a reforma do Palácio de São Cristóvão – antiga sede do Museu Nacional, no Rio, que sofreu um incêndio cinco anos atrás. “Pedimos com carinho que a Alerj cumpra o que prometeu”, afirmou, de acordo com relatos publicados neste sábado (16) no portal Uol. A doação seria feita com dinheiro do Fundo Especial do Parlamento Fluminense. O dinheiro seria transferido para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entidade da qual o Museu Nacional é uma das unidades de ensino.
A Alerj disse que o museu “não cumpriu exigências” para doação. De acordo com a assembleia, a instituição “queria receber a doação por meio da Associação dos Amigos do Museu Nacional, o que não é possível”. “Legalmente o repasse deve ser feito ao órgão público responsável pelo prédio histórico, no caso, a UFRJ”, afirmou a Alerj.
Questionado, o Museu Nacional explicou que a transferência para associação foi “solução de comum acordo”. Conforme a instituição, a Alerj não poderia fazer repasse à UFRJ em 2019 por conta de teto de gastos. Como o teto de gastos deixou de valer, o museu informa que se dispõe a receber atualmente, por meio da universidade.