ALCKMIN IRÁ REPRESENTAR O BRASIL NA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA GUATEMALA
Decisão faz parte de mudança estratégica de Lula, que busca focar mais em questões internas e reduzir suas viagens internacionais
Em reunião recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que seu vice, Geraldo Alckmin (PSB) representasse o país na posse do presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, marcada para o próximo domingo (14), como anteriormente feito na posse do presidente equatoriano Daniel Noboa.
Como divulgado pelo G1, Bernardo Arévalo, integrante da ala centro-esquerda, venceu as eleições presidenciais da Guatemala no final de agosto de 2023. O recém-eleito presidente é filho de Juan José Arévalo (1945-1951), líder democrático do país após um longo período de ditadura no país.
O pedido de Lula para que Alckmin viaje à Guatemala reflete uma mudança estratégica do presidente, que busca direcionar sua atenção para viagens internas, ao mesmo tempo em que busca reduzir o número de viagens internacionais. O presidente anunciou sua intenção de visitar os 26 estados da Federação durante o primeiro semestre de 2024, dando especial importância às eleições municipais que acontecem no final do ano.