O seu canal de Noticias

ÁGUAS DO RIO INSTALA VÁLVULAS INTELIGENTES EM SÃO GONÇALO E MARICÁ PARA MODERNIZAR ABASTECIMENTO

Águas do Rio instala 37 válvulas inteligentes em São Gonçalo e Maricá para modernizar o abastecimento e beneficiar mais de 1 milhão de pessoas.

A Águas do Rio está implementando uma importante inovação tecnológica no sistema de abastecimento de São Gonçalo e Maricá, com a instalação de 37 válvulas inteligentes operadas remotamente. A medida beneficia mais de 1 milhão de pessoas e representa um avanço na gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos nas duas cidades.

As novas válvulas permitem o controle preciso e setorizado do fluxo de água, contribuindo para a redução de perdas e permitindo reparos e manutenções sem a necessidade de interromper o fornecimento em grandes áreas. A operação dos equipamentos é feita diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, localizado na Praça Mauá, na capital fluminense.

“Isso permite fornecer água para bairros que demandam mais sem deixar de atender outras regiões que, porventura, apresentem menor consumo em um determinado momento do dia”, explicou o diretor executivo da concessionária, Diogo Freitas. “Tudo isso sendo realizado diretamente pelo nosso COI, tornando a gestão mais ágil”, completou.

Até agora, 20 válvulas já foram instaladas — 17 em São Gonçalo e 3 em Maricá. Somente no reservatório Marques Maneta, no bairro Porto da Madama, foram instaladas quatro válvulas no início do mês. A unidade tem capacidade para armazenar 18 milhões de litros de água e abastece bairros como Barro Vermelho, Neves, Porto da Pedra, Zé Garoto, Parada Quarenta, Venda da Cruz e outros.

A implantação segue em ritmo acelerado. Na última semana, duas válvulas foram instaladas no bairro Camarão, e outra em uma adutora na Vila Lage. Outros bairros já atendidos incluem Jardim Catarina, Alcântara, Rocha, Raul Veiga, Boaçu, Itaoca e Mutuaguaçu. Em Maricá, os equipamentos foram implantados nas redes dos reservatórios de Inoã e Itaipuaçu.

“Trata-se de um investimento que garante a eficiência na prestação do serviço. Sem dúvida, os clientes sentirão a diferença no recebimento de água em suas casas”, afirmou Diogo Freitas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.