O seu canal de Noticias

AGORA PATRIMÔNIO IMATERIAL, OSÜN FESTIVAL ITAGUAÍ CHEGA À 11ª EDIÇÃO

Tema neste ano será “Um abraço negro em celebração da juventude com ritmos, sabores e movimentos da diáspora”

Há mais de uma década, o Osün Festival Itaguaí promove a cultura e a religiosidade africanas, especialmente a Yorubá, no município. E neste ano, a 11ª edição do evento – declarado patrimônio imaterial do RJ no mês passado – está garantida para domingo (7), com entrada gratuita – confira o serviço no fim da página.

Com a participação de diversos artistas e representantes de religiões de matriz africana em Itaguaí, o festival terá em 2023 o tema “Um abraço negro em celebração da juventude com ritmos, sabores e movimentos da diáspora”. Um dos presentes será o Avô Babá Olosún Elias Garcia, idealizador do evento, que participa ao vivo, nessa quinta (4), do Podcast Atual – clique aqui para receber notificação sobre o início da entrevista.

De acordo com a página do evento no Instagram, haverá inicialmente uma celebração religiosa na sede do llê Asè N’Bain, instituto religioso responsável pela iniciativa, e em seguida uma festa social no sítio Bumerangue.

Para a programação, estão previstas diversas atrações, como palestras, exposições, apresentações de grupos de dança afro e de capoeira e shows de samba.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

O Osün Festival Itaguaí se tornou patrimônio imaterial do RJ após o projeto do deputado estadual Átila Nunes (PSD) ser aprovado na Alerj (Assembleia do Estado do Rio de Janeiro) no último dia 13 de março.

A proposta destaca a importância cultural do evento que acontece todo ano em Itaguaí e ao mesmo tempo reforça a necessidade da luta contra a intolerância religiosa e a manutenção do estado laico.

Com o reconhecimento de patrimônio imaterial, valorizam-se as tradições, rituais, mitologia, danças, músicas, vestimentas e histórias relacionadas ao Festival Osún-Osogbo da cidade de Osobo, Nigéria, proporcionando uma visão profunda da cultura Yorubá e da deusa Osún.

Da mesma forma, a expressão artística do Festival (fotografia, pintura, escultura, música e dança), que envolvem artistas locais e o envolvimento da comunidade por meio de atividades educacionais e culturais também se fortalecem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.