AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU INICIAM RONDA NAS ESCOLAS
Antes de atuarem nas ruas, os guardas passam por um treinamento no batalhão de polícia de choque, no Rio, onde são preparados para agir no controle de multidões e situações eventuais até a chegada da PM.
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Guarda Municipal iniciou operações nas escolas e na preservação do patrimônio público. Atualmente, 31 agentes já estão em atividade, e mais 36 estão em fase de treinamento. A prefeitura projeta que, até o final do ano, a Guarda Municipal contará com 100 agentes em atuação.
Antes de serem designados para as ruas, os guardas recebem treinamento no Batalhão de Polícia de Choque, no Rio de Janeiro. Durante essa formação, são preparados para lidar com controle de multidões e outras situações até a chegada da Polícia Militar. Eles também são capacitados no uso de armamento de menor potencial ofensivo, como armas não letais, gás de pimenta e bastões.
A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu foi um processo que levou cinco anos. O edital do concurso foi publicado em 2019, mas devido à pandemia, o processo seletivo foi adiado e só ocorreu em 2022. Após a aprovação, os candidatos passaram por teste de aptidão física, exames médicos, psicológicos e investigação social.