ADOLESCENTE É APREENDIDA APÓS COLEGAS DENUNCIAREM FALAS PRECONCEITUOSAS
Uma adolescente de 16 anos foi apreendida pela Polícia Militar (PM) nesta quinta-feira (24 de abril), após ser denunciada por colegas de turma em uma escola estadual de Baldim, na região Central de Minas Gerais. As alunas relataram à direção que a jovem teria ofendido uma estudante negra, recém-matriculada, e menosprezado outra devido à orientação sexual.
A diretora da escola acionou a PM. Segundo o boletim de ocorrência, a adolescente teria dito a uma das colegas, recém-chegada e negra: “Mal chegou da África e já quer sentar na janela”. Para outra jovem, a suspeita afirmou: “Vira mulher, sua sapatão”.
As estudantes que denunciaram a colega disseram que se sentiram muito constrangidas com as ofensas e pediram que alguma providência fosse tomada. As mães de todas as envolvidas — da suspeita e das vítimas — foram chamadas à escola. O Conselho Tutelar da região também acompanhou o caso.
De acordo com a PM, ao ser questionada pela mãe se gostaria de dizer algo, a adolescente optou por permanecer em silêncio. Ela foi apreendida por ato infracional análogo aos crimes de injúria racial e de ofensa à dignidade sexual.
A jovem foi conduzida à unidade policial acompanhada da mãe, que esteve presente durante todo o procedimento.
por O Tempo