O seu canal de Noticias

ACESSIBILIDADE NO ROCK IN RIO: SALA SENSORIAL, CADEIRAS DE RODAS E MAIS; SAIBA OS SERVIÇOS OFERECIDOS E COMO ACESSÁ-LOS

Pessoas que precisem entrar com medicamentos, insulina e/ou alimentação especial também, por exemplo, também precisam realizar um cadastro

O Rock in Rio possui alguns serviços de acessibilidade e várias informações sobre banheiros adaptados, palcos com plataforma elevada, filas preferenciais e mais. Para ter acesso é preciso realizar um pré-cadastro no site do festival. Saiba mais detalhes e tire suas dúvidas!

De acordo com o festival, os públicos atendidos incluem pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, síndromes variadas e mobilidade reduzida, além de pessoas com comorbidades, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com obesidade.

Foto do Rock in Rio 2022 — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Foto do Rock in Rio 2022 — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Como fazer o cadastro de acessibilidade?

O pré-cadastro é feito no site oficial do Rock in Rio (rockinrio.com/rio/pt-br/acessibilidade/). Ele deve ser preenchido por todos que se enquadram nos grupos prioritários e que desejam ter acesso aos serviços de acessibilidade na Cidade do Rock.

Caso você tenha adquirido o ingresso PCD na hora de comprar sua entrada para o Rock in Rio, também precisa fazer o pré-cadastro.

Após submeter seu pré-cadastro, a pessoa receberá uma confirmação. Ao chegar no festival ela deverá ir até a Central de Acessibilidade para ser devidamente identificada junto ao seu documento oficial de identificação com foto e receber uma pulseira.

Onde fica a Central de Acessibilidade?

A Central de Acessibilidade do Rock in Rio fica logo após a entrada do festival e próximo à Rota 85. Por lá, é possível receber informações e ficar por dentro de possíveis alterações ou imprevistos nos serviços.

O que levar para ter acesso aos serviços?

Caso a pessoa se enquadre em uma das categorias de público atendido na acessibilidade, deve levar alguns documentos no dia em que for ao evento, além de ter realizado o pré-cadastro.

  • Laudo/CID: para comprovar sua deficiência ou condição médica, é necessário apresentar documentação oficial, como a Classificação Internacional de Doenças (CID) ou laudo médico junto ao seu documento oficial com foto. Além de realizar o pré-cadastro.
  • Lesões ortopédicas/fraturas: se você possui lesões ortopédicas ou fraturas recentes, e está temporariamente com mobilidade reduzida, será necessário também preencher o pré-cadastro e apresentar seu CID/laudo médico, junto ao seu documento oficial com foto, para poder usufruir de alguns serviços de acessibilidade conforme os regulamentos estabelecidos.

Veja fotos dos artistas que se apresentam no Rock in Rio 2024

O rapper 21 savage nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Serviços disponíveis

Para ter acesso aos serviços e iniciativas no dia do evento a pessoa precisa estar com a pulseira colocada na Central de Acessibilidade. Dentre os serviços estão:

  • Filas preferenciais;
  • Espaço de estacionamento limitado e gratuito para pessoas com deficiência: se a pessoa se enquadra, deve enviar e-mail para [email protected] informando nome, justificativa, dia desejado, CID e o documento oficial de estacionamento vaga especial do governo federal. Sujeito a disponibilidade e confirmação por parte do festival;
  • Kit Livre (cadeiras motorizadas): a retirada deve ser feita na Central de Acessibilidade mediante apresentação da documentação e assinatura de termos e condições. É lá que você receberá as orientações detalhadas sobre como utilizá-lo. Sujeito à disponibilidade;
  • Empréstimo de cadeiras de rodas manuais: também é retirada na Central de Acessibilidade, precisa da assinatura de termos e condições e está sujeita à disponibilidade. Caso o uso de cadeiras de rodas seja indispensável, o festival aconselha que a pessoa leve a sua própria para garantir;
  • Oficina de suporte e reparos de possíveis danos em cadeiras de rodas;
  • Banheiros adaptados e unissex;
  • Palcos Mundo e Sunset com plataforma elevada. Nos demais palcos também haverá espaços dedicados para Pessoas com Deficiência, como no Favela e na lateral do New Dance Order;
  • Cardápios e shows nos palcos Mundo e Sunset com audiodescrição;
  • Mapa tátil;
  • Suporte para cão-guia: para as pessoas que utilizam, há um ponto de suporte para o animal com hidratação, alimentação e área para realizar necessidades fisiológicas. O espaço fica próximo a Central de Acessibilidade;
  • Tradução dos shows em Libras nos telões dos palcos Mundo e Sunset;
  • Espaço Sinta o Som: localizado em frente aos palcos Mundo e Sunset, próximo ao palco e as caixas de som, para que a vibração da música seja sentida e reverbere para todo o corpo. Sujeito à disponibilidade por limite de capacidade. Para usufruir do serviço, a pessoa deve retirar a pulseira específica do espaço “Sinta o Som”, na Central de Acessibilidade;
  • Intérpretes em Libras para atendimento geral do público com deficiência auditiva em pontos estratégicos do festival;
  • Sala Sensorial: um espaço com estímulos sensoriais reduzidos, incluindo iluminação e som.. Permite que pessoas com sensibilidade possam fazer uma pausa dos estímulos do festival e se regular em casos de crise. Terapeutas ocupacionais estarão no local durante todo festival para oferecer suporte;
  • Na sala sensorial, também haverá apresentação de vídeo da Turma do Seu Lobato, além de brindes e folhetos informativos;
  • Kit Sensorial: abafadores sonoros para redução de ruído, óculos escuros, objetos sensoriais, entre outros, ajudando o público a controlar sua sensibilidade sensorial. Sujeito a disponibilidade e requer assinatura de termos e condições;
  • Geladeira para armazenar insulina e/ou outros medicamentos (saiba mais abaixo);
  • Cordão de Girassol Oficial identificando o público com deficiências ocultas.

Entrada de medicamentos, insulina e/ou alimentação

Se a pessoa precisar entrar no Rock in Rio com medicamentos, insulina e/ou alimentação especial por motivos médicos ela será autorizada. Lembrando sempre da necessidade de realizar o pré-cadastro, receber a confirmação por parte do evento e passar na Central de Acessibilidade.

Na revista e segurança, a pessoa deve apresentar seu CID ou laudo médico, bem como um documento oficial com foto. Na Central de Acessibilidade, a pessoa terá acesso a uma geladeira, caso precise guardar o medicamento/alimento.

O gramado do Rock in Rio 2022 — Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo
O gramado do Rock in Rio 2022 — Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo

Brinquedos são acessíveis?

A tirolesa e a roda gigante possuem espaços adaptados. Na primeira, há uma cadeira escaladora automática, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida possam subir na torre e saltar. Na segunda, há uma cabine acessível para cadeira de rodas.

Há ainda o agendamento prioritário para os brinquedos, feito na Central de Acessibilidade com o pré-cadastro validado e número de protocolo apresentado junto a documento de identificação.

Através de um voucher com o horário marcado, o público prioritário tem acesso aos brinquedos sem enfrentar filas, e conta com suporte da nossa equipe de apoio. Os vouchers são limitados de acordo com a disponibilidade.

Por Gabriela Medeiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.