ABERTURA DO 1º FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL EM NILÓPOLIS
Vice-governador, Thiago Pampolha, participou da cerimônia no Parque do Gericinó
Até o dia 24 de setembro Nilópolis vai respirar literatura e cultura, com a realização do 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense (Flic), no Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão. O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, participou da abertura do evento, nesta terça-feira (19/9), ao lado do prefeito Abraãozinho. A iniciativa conta com apoio do poder público municipal e, estão na programação, além de homenagens a grandes escritores, espetáculos teatrais, musicais e palestras.
Abraãozinho discursou sobre a importância do evento para o município. “O espaço onde o amor, a tolerância e a liberdade serão as bases para a troca de ideias e experiências. Convido a todos a abraçarem essa oportunidade de compartilhar e absorver o conhecimento e a beleza que a literatura e a cultura podem oferecer. Participem ativamente nas atividades propostas, conversem com os autores, debatam ideias, expressem suas opiniões.”
A cerimônia de abertura começou com cortejo formado por descendentes dos Tamoios, pretos de matizes africanas, zeladores, descendentes de judeus, portugueses e sírios libaneses deram início ao festival, trazendo a riqueza cultural e histórica do Parque do Gericinó.
“Muita emoção, gente. Estarmos juntos traz muita emoção pessoalmente para mim, e tenho certeza que também para o nosso prefeito Abraãozinho, e a cada uma das pessoas aqui presentes que representam as origens da Baixada Fluminense, do nosso povo do estado do Rio de Janeiro. Essa Flic que nasce, sem dúvidas irá crescer e gerar frutos”, salientou Pampolha.
A abertura do festival contou com a presença do educador Renan Inquérito, que atraiu o público com seu espetáculo teatral ABRAKBÇA. Teve roda de conversa ‘As Guerreiras do Samba: As Tias na cena cultural do Rio’, com Helena Theodoro, Fernanda Felisberto e Victoria Villanova e a palestra ‘Literatura e Representação Estética na construção da educação antirracista’, com Clarissa Brito. Além de dança com o studio Valéria Brito e música com Diego Roots
Inspirar e conectar
O Festival Literário e Cultural na Baixada Fluminense tem como objetivo inspirar, conectar e enriquecer a comunidade local, estimulando o gosto pela literatura e pelas artes. A participação de autores, artistas e entusiastas culturais garantirá ideias criativas. Estavam presentes à programação também secretários municipais, vereadores, deputados federais e estaduais.
ão previstas mais de dez mil pessoas durante os seis dias da 1ª Flic.
O evento continuará nos próximos dias, oferecendo dezenas de atividades e experiências enriquecedoras para todos os participantes.