O seu canal de Noticias

ABANDONO, INSEGURANÇA E MEDO NO CENTRO DE NITERÓI

Um dos pontos mais importantes de Niterói vem sofrendo com o abandono, o aumento no número de moradores de rua, a desordem urbana e a quantidade crescente de usuários de drogas: o Centro da cidade.

Pontos importantes e históricos de Niterói, como a avenida Ernani do Amaral Peixoto, as ruas Barão do Amazonas, São Pedro, Coronel Gomes Machado, além do Jardim São João, são exemplos dessa falta de cuidado com a região central da cidade que, infelizmente, tem sido a tônica dos governos de Rodrigo Neves e Axel Grael, apesar do grande aumento do orçamento municipal nesses últimos 12 anos.

– Desde muito antes da pandemia que o Centro está abandonado. Muitas lojas fecharam, diminuiu o número de pessoas circulando e aumentou demais a insegurança e a quantidade de moradores de rua. Além disso, as calçadas também são sujas e esburacadas – disse a atendente de farmácia Joanna Nogueira.

Sujeira, insegurança e desordem urbana

Quem passa ou trabalha no centro de Niterói denuncia que, após as 17h, fica muito perigoso andar pelas ruas da região, muitas delas mal iluminadas e com muitos moradores de rua e usuários de drogas, que praticam furtos e assaltos a pedestres.

A situação é agravada pelo grande número de lojas fechadas e escritórios vazios por conta do medo de circular pela área e pela falta de incentivo para a abertura de novos estabelecimentos comerciais na região.

– Pela manhã vem gente e limpa as ruas. Depois, chega o fim da tarde e todos os moradores de rua voltam. Já fui assaltada e tenho medo de andar sozinha pelo Centro. Depois das 18h fica tudo muito deserto. Quem tem coragem de andar por ali? Só mesmo quem precisa muito. Pior que esse abandono já acontece desde antes da pandemia – conta a esteticista Maria Flor Nunes Cezar.

Falta de planejamento e políticas públicas

Segundo dados da própria prefeitura, nos últimos 12 anos, o orçamento municipal quadruplicou e houve aumento significativo na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), embora isso não tenha se materializado em nenhuma melhoria pro centro de Niterói.

As recentes administrações municipais, de Rodrigo Neves e Axel Grael, parecem ter ignorado completamente o problema crescente dos moradores de rua, além de terem abandonado a região central da cidade.

– Nunca vi nenhuma ação da prefeitura para ajudar essa quantidade enorme de gente morando nas ruas e praticando pequenos roubos, muitas vezes para conseguir comprar algo para comer. Niterói precisa encontrar uma maneira de fazer o Centro voltar a ser o coração pulsante da cidade – completa Maria Flor.

Por Redação

______________________________________

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.