O seu canal de Noticias

A MAIORIA DAS DENÚNCIAS ESTÁ RELACIONADA AO DERRAME DE SANTINHOS E À PRÁTICA DE BOCA DE URNA

A Região dos Lagos foi a área com maior número de denúncias de boca de urna no domingo (6), durante o primeiro turno das eleições. A Ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) encaminhou cerca de 300 denúncias ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais. As denúncias mais recorrentes envolvem o derrame de santinhos e a prática de boca de urna, sendo os casos encaminhados para análise das Promotorias de Justiça Eleitorais responsáveis.

Além da Região dos Lagos, a capital e a Baixada Fluminense também apresentaram altos índices de ocorrências. Durante a semana, o Centro de Apoio manteve contato constante com 165 promotores eleitorais, fornecendo orientações para o acompanhamento do processo eleitoral em todo o estado.

A população pode denunciar crimes eleitorais através do canal da Ouvidoria, disponível no site do MPRJ, ou pelo telefone 127, no horário das 8h às 17h. Entre os crimes passíveis de denúncia estão boca de urna, compra de votos, propaganda após as 22h do dia anterior à eleição, difamação, calúnia eleitoral, divulgação de desinformação, caixa 2, injúria eleitoral, propaganda antecipada e transporte irregular de eleitores no dia da votação.

O trabalho de fiscalização e orientação realizado pelas Promotorias Eleitorais e pela Ouvidoria do MPRJ visa garantir a integridade do processo eleitoral, respondendo rapidamente às denúncias recebidas e combatendo irregularidades no dia da votação. O objetivo é assegurar que os crimes eleitorais sejam devidamente investigados e punidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.