A LUTA NÃO ACABOU’: FRANÇA PROMETE RESISTIR AO ACORDO MERCOSUL-UE A CADA PASSO
A ministra do Comércio Exterior da França, Sophie Primas, afirmou que o país lutará contra a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia “em cada passo do caminho”, junto aos Estados-membros do bloco que compartilham da sua visão. O acordo, anunciado oficialmente nesta sexta-feira pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, após uma cúpula em Montevidéu, Uruguai, encerra negociações que duravam 25 anos.
A França tem se oposto ao acordo há anos, citando preocupações com a competitividade desigual dos produtos agrícolas do Mercosul na Europa, o que prejudicaria a produção local. Nos últimos meses, agricultores franceses protestaram contra o acordo. “A luta não acabou”, disse Primas em suas redes sociais, destacando que, embora o anúncio em Montevidéu marque a conclusão política das negociações, o acordo ainda precisa passar por validações jurídicas e traduções.
Após essas etapas, o texto será submetido à aprovação dos parlamentos dos países envolvidos, sendo que na União Europeia, a maior dificuldade será superar a resistência de países como a França, que representa uma parte significativa da população do bloco. O acordo visa reduzir tarifas de importação e exportação, além de promover uma maior cooperação política e comercial.