40 ANOS DA MARQUÊS DE SAPUCAÍ – PRIMEIRO DIA DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL (11/02)
Por Amaury Oliveira
“A PROFÉTICA DO SABER POPULAR”… No primeiro dia do Grupo Especial o Tigre de São Gonçalo adentrou a Sapucaí com um belo enredo que retrata a cultura popular do povo nordestino.
Fantasias, carros alegóricos condizentes com o enredo. A comissão de harmonia do Porto da Pedra pecou por não ter conseguido administrar o contingente de alas.
Houve também um acidente com o último carro, que imprensou uma pessoa contra a grade, contribuindo ainda mais para comprometer a evolução da escola.
Mestre Sala e Porta Bandeira Porto da Pedra – Foto Luciano Araújo @luz.ciano
“AQUI É BEIJAR-FLOR, DOA A QUEM DOER”… A mironga dos herdeiros da dinastia e das lutas de Zumbi, não foram o suficiente para colocar a agremiação de Nilópolis como uma das favoritas. A Beija-flor tem DNA de campeã mas não desfilou com a empolgação necessária.
O grande destaque ficou para o nego cantor, Neguinho da Beija-flor, que segue a dinastia do saudoso
Jamelão.
Porta Bandeira a Beijar-flor – Foto Luciano Araújo @luz.ciano
“NEM MELHOR NEM PIOR, APENAS DIFERENTE”… O Salgueiro no seu enredo valorizou a importância da Amazônia para o mundo. Reverenciou o povo da floresta em especial os Yanomami. A escola passou coesa como já é de costume, porém mas, não empolgou o público.
Salgueiro – Foto Luciano Araújo @luz.ciano
“MEU DESTINO É SER ONÇA”… A Grande Rio celebra a simbologia das narrativas míticas-indígenas brasileiras e latino-americanas. A escola contou com a presença do Governador do Pará, Helder Barbalho.
Seu desfile foi um espetáculo à parte com todas as alas simbolizando onças. A escola pela avaliação de alguns jornalistas ficou em terceiro lugar no ranking do desfile.
Paola Oliveira como rainha de bateria – Foto Luciano Araújo @luz.ciano
“O CONTO DE FADOS NA SAPUCAÍ”... O carnavalesco Alexandre Louzada conseguiu desenvolver um enredo com bastante sabedoria.
Através do conto de fados e lendas portuguesas foi contada a história de Portugal.
A Unidos da Tijuca passou pela Sapucaí fazendo um desfile técnico e envolvente, e o público interagiu cantando e dançando o samba.
Unidos da Tijuca – Foto Luciano Araújo @luz.ciano
“A CIGANA COLOCOU A IMPERATRIZ COM A SORTE VIRADA PARA A LUA”… A Imperatriz Leopoldinense trabalhou com o enredo sobre as vocações populares brasileiras, levando para o lado místico.
A escola de Ramos pelo segundo ano consecutivo empolgou as arquibancadas demonstrando que é uma forte candidata para o título.
Imperatriz Leopoldinense – Foto Luciano Araújo @luz.ciano