1º FIM DE SEMANA DE OPERAÇÃO VERÃO, RIO MULTA MIL VEÍCULOS
CERCA DE 2 MIL ITENS DE AMBULANTES IRREGULARES FORAM APREENDIDOS E 17 BARRAQUEIROS DE PRAIA MULTADOS
Com temperaturas altas e praias lotadas, a Operação Verão, realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal, teve seu início no feriado de 7 de setembro, mas sua prova de fogo começou na sexta-feira (08/09), quando o sol resolveu dar as caras.
Nesses primeiros dias de atuação dos órgãos públicos municipais, já com a atuação de 600 agentes, foram aplicadas cerca de mil multas em veículos estacionados irregularmente, 145 removidos, sendo uma van pirata flagrada em Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, e 13 veículos que funcionavam como depósito público irregularmente.
Nas fiscalizações ao comércio ambulante foram apreendidos 1.800 itens, entre alimentos, bebidas e estruturas como centenas de souvenires, 594 bebidas diversas, mais de 680 bebidas em garrafas de vidro e quentinhas vendidas irregularmente.
Uma carrocinha de açaí, três carrocinhas de coco, fogareiro, guarda sol, 16 placas de propaganda irregulares, isopores, botijões de gás e bonés também foram apreendidos pelas equipes.
”Nós tivemos um feriado que marcou o início da Operação Verão para a Prefeitura do Rio, com praias lotadas, com turistas e cariocas. Avaliamos como positiva a atuação nesse primeiro período de ações focadas nas orlas, grandes parques e nos principais pontos de entrada e saída de pessoas desses locais. Alguns ajustes ainda serão feitos ao longo dos próximos dias, mas seguiremos atuando com foco no ordenamento, na fluidez do trânsito e na segurança da população”, destaca o secretário Brenno Carnevale.
Guardas municipais fizeram dois flagrantes de banhistas utilizando bolha aquática na Praia de Copacabana. Essa prática é ilegal, além de colocar em risco a vida de quem está dentro dela. Também foram fiscalizados 104 barraqueiros e 17 multados pela barraca estar sendo administrada por terceiros e não pelo titular, taxa de área pública atrasada e dois cercamentos de área por guarda-sóis e cadeiras, prática irregular.
Além disso, agentes da Seop acompanharam as entradas e saídas de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros, realizando revistas aos passageiros. Outra ação importante que a secretaria realizou foi a de perturbação do sossego. Ao todo, 39 estabelecimentos foram fiscalizados, 12 multados por estarem com o som acima do permitido e dois fechados.